03 MT alcança R$ 40 bilhões em arrecadação de impostos com 25 dias de antecedência.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Fecomércio/MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
A arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais pelos mato-grossenses atingiu, na última sexta-feira, a marca de 40 bilhões de reais.
O montante foi recolhido com 25 dias de antecedência em relação ao ano passado, quando a marca foi atingida apenas no início de outubro.
No Brasil, a arrecadação de impostos, taxas, multas e contribuições chegou a dois trilhões, setecentos e quarenta bilhões de reais, acima dos dois trilhões e meio de reais registrados na mesma data do ano anterior.
O presidente da Fecomércio Mato Grosso, Wenceslau Júnior, ressaltou a aceleração no ritmo da arrecadação.
Segundo ele, é interessante avaliar esse crescimento, principalmente na comparação com anos anteriores.
Wenceslau explicou que isso ajuda a compreender a movimentação econômica do estado e do país, além de indicar o peso dos tributos sobre as atividades econômicas e como suas alterações podem gerar consequências em cadeia, especialmente no comércio e serviços.
Nos municípios do estado, Cuiabá já arrecadou 830 milhões de reais em impostos, Rondonópolis 224 milhões, Sinop 167 milhões de reais e Várzea Grande 118 milhões até a última sexta-feira.