MP/MT notifica municípios da região do Araguaia para intensificar combate ao mosquito Aedes Aegypti

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

O Ministério Público de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Água Boa, notificou os municípios de Água Boa, Nova Nazaré e Cocalinho para que adotem medidas preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Os municípios notificados têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao MP informações detalhadas sobre as providências tomadas, acompanhadas dos documentos comprobatórios.

A medida do Ministério Público visa intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti nos municípios, prevenindo a ocorrência de casos de dengue, chikungunya e zika e protegendo a saúde da população.  

As notificações, direcionadas às secretarias de Saúde dos municípios, solicitam a elaboração de planos de contingência abrangentes, com foco em quatro eixos principais: controle do vetor; vigilância epidemiológica, gestão, assistência, mobilização e comunicação para fins de prevenção e promoção.

O MP cobra ainda a implementação de ações como o mapeamento de áreas de risco e divulgação à população; calendário de mutirões de limpeza para recolhimento de lixo e entulhos; inclusão de medidas preventivas nos planos de ação das unidades básicas de saúde e calendário de fiscalização para responsabilizar o descumprimento de normas sanitárias.