Movimento Negro de MT realiza manifestação contra o assassinato de Mãe Bernadete nesta quinta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio  Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Nesta quinta-feira, acontece na Praça da Mandioca, em frente ao Centro Cultural Casa das Pretas, Centro Histórico de Cuiabá, o ato “Justiça para mãe Bernadete e Binho”.

A manifestação é organizada pelo Movimento Negro de Mato Grosso, em parceria com a organização Coalizão Negra por Direitos e acontecerá de forma simultânea em outras cidades do país.

A mobilização visa cobrar justiça pelo assassinato brutal da líder quilombola mãe Bernadete e de seu filho Binho. 

O crime contra a liderança Maria Bernadete Pacífico, 72, aconteceu no último dia 17, quando homens armados invadiram a casa dela e a assassinaram com diversos tiros.

É importante lembrar que desde setembro de 2017, a ativista Bernadete cobrava justiça pelo assassinato de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico, Binho do quilombo, morto aos 36 anos a tiros dentro do seu próprio carro enquanto levava sua filha para escola.

Bernadete foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho, na Bahia, onde fica seu terreiro.

À frente do quilombo Pitanga dos Palmares, na região metropolitana de Salvador, Mãe Bernadete era responsável por uma associação onde mais de 120 agricultores produzem e vendem farinha para vatapá, frutas e verduras. 

A concentração para o ato na Praça da Mandioca começa a partir do meio dia e a manifestação segue ao longo da tarde desta quinta-feira.

Diversas organizações sociais e movimentos populares já confirmaram participação no protesto contra a escalada da violência no país.

Para mais informações sobre o ato “Justiça para mãe Bernadete e Binho”, é só entrar em contato pelo telefone (65) 99255 – 6863.