Ministros inauguram em Rondonópolis antena do projeto piloto de implantação da tecnologia 5G

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Ao sobrevoar a plantação de algodão, um drone transmite em tempo real e com alta definição a situação da lavoura.

No escritório, a equipe técnica usa óculos de realidade virtual e consegue reproduzir as imagens a partir de hologramas, recriando, assim, a situação do campo.

Esse é um dos cenários possíveis a partir da conectividade 5G no campo, que já está disponível em Mato Grosso, com a inauguração da primeira antena em área rural dessa nova geração da internet na fazenda modelo do Instituto Mato-grossense de Algodão, em Rondonópolis.          

Durante a solenidade, que aconteceu nesta terça-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou que o governo federal trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros. 

Roo

Já o ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou que a nova tecnologia vai alavancar a economia brasileira.

“O 5G vai fazer com que o nosso agro cresça 20% a mais, em média, e esse leilão está muito próximo de acontecer”, ressaltou Faria.

Na opinião do presidente da Fiemt, Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo Oliveira, a partir da difusão da tecnologia 5G de telecomunicações, o agronegócio só terá vantagens na produção e poderá concorrer igualitariamente com o mercado internacional.

Sonora presidente da Fiemt Gustavo Oliveira

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse ainda que até o fim deste ano serão 20 pilotos de 5G em todo o país, sendo que a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham internet 5G até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso à internet até 2028.

Roo

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.