Ministro Wellington Dias vem a Cuiabá para lançar programa de combate à fome

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

O ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, visita Mato Grosso nesta sexta-feira, 22 de setembro.

O ministro participa, em Cuiabá, junto com a primeira-dama Márcia Pinheiro, da assinatura de uma parceria para o desenvolvimento do Programa Prato Cheio e demais ações inseridas no plano Brasil Sem Fome do Governo Federal.

Estão inseridos no Brasil Sem Fome o programa Prato Cheio, a reinauguração do Restaurante Popular e o atendimento alimentar da população de rua, o que totaliza mensalmente mais de 80 mil refeições, sendo cerca de três mil e 300 por dia.

A iniciativa visa descentralizar a política de segurança alimentar por meio de parceria com restaurantes privados interessados em oferecer alimentação social. 

O alcance do projeto é de até 26 mil refeições por mês, em 20 unidades previstas para 14 bairros de Cuiabá. 

Cuiabá tem mais de 128 mil famílias em vulnerabilidade econômica, sendo mais da metade com renda de até um salário mínimo, o que faz o projeto ser economicamente sustentável. 

A proposta da Prefeitura vai subsidiar quase 80% do valor das refeições, e a contrapartida das pessoas em vulnerabilidade social será de simbólicos de dois reais.   

O projeto piloto visa ainda estimular a economia, uma vez que fomenta o comércio local e impulsiona a economia dos bairros, gerando renda extra, emprego e valorização dos microempreendimentos.