Foto da manchete: Reprodução/Internet
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio
Desenvolvido através de parceria entre Ministério da Agricultura e Pecuária, Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, o projeto Piscicultura Mais Vida realiza a primeira entrega de alevinos neste sábado.
O evento será realizado na Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa, em Nossa Senhora do Livramento, a partir das 10 horas da manhã com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Lucimar Vendrúsculo e o reitor do IFMT, Júlio César dos Santos.
Lançado em março deste ano e desenvolvido nos tanques de piscicultura da Embrapa na Baixada Cuiabana, o projeto Piscicultura Mais Vida prevê o fornecimento gratuito de alevinos para ribeirinhos, quilombolas e indígenas inscritos em programas do Governo Federal que disponham de estrutura e condições para a criação de peixes e, de forma subsidiada, para agricultores familiares.
Trata-se de um centro de formação continuada para criadores de peixes com cursos de instrução e nivelamento, tornando-se um centro de referência na produção de alevinos, atuando na qualificação e quantificação da produção e fornecimento.
Com aproximadamente um milhão de alevinos produzidos, esta primeira entrega contemplará cerca de 40 famílias da agricultura familiar que podem receber até mil exemplares de acordo com a sua capacidade de tanque.
As demais famílias cadastradas no programa vão receber os alevinos ao longo das próximas semanas.
No evento de sábado, além da entrega de alevinos, o IFMT realiza uma feira de olericultura e fruticultura e um bate-papo com o tema “Frutas e Hortaliças: O protagonismo da Agricultura Familiar”.