Ministro Fávaro diz que Escritório da ApexBrasil em Mato Grosso vai impulsionar oportunidades

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: MAPA

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

Nesta segunda-feira, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, inauguraram oficialmente o Escritório da ApexBrasil em Cuiabá.

O evento contou ainda com a presença dos adidos agrícolas brasileiros, responsáveis por apoiar a manutenção e expansão de mercados internacionais para o agronegócio brasileiro.

A nova unidade vai funcionar na sede da Famato, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, e terá como missão ampliar a capacidade de atração de investimentos estrangeiros e apoiar empresas e produtores locais na diversificação de mercados.

O ministro Carlos Fávaro ressaltou que a instalação do escritório em Mato Grosso reforça o protagonismo do estado.

Fávaro lembrou que o maior produtor de alimentos do Brasil, que é o maior do mundo, não tinha um escritório da Apex. Vamos abrir um escritório da Apex para ajudar os mato-grossenses a exportar mais e prosperar. Mato Grosso vai ganhar, os mato-grossenses vão ganhar, enfatizou o ministro.

Fávaro também ressaltou o papel estratégico da ApexBrasil e dos adidos agrícolas na promoção comercial.

Segundo ele, a Apex tem a vocação de aproximar o empresário brasileiro do comprador internacional. 

Além disso, orienta sobre todo o procedimento exportador, documentação, tarifas, questões sanitárias, enfim, um apoio completo. 

O ministro disse ainda que ter uma Apex aqui em Cuiabá, dentro da casa do produtor rural, na Famato, é a certeza de continuar estimulando o crescimento da economia do estado, que é o maior produtor de grãos, fibras e carnes do Brasil. 

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, apresentou a expansão da rede internacional da Agência, que passou de nove para quinze escritórios no exterior.

Já o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou que a presença da ApexBrasil dentro da sede da Federação fortalecerá o setor agropecuário e abrirá novas oportunidades.