Ministro Fávaro confirma avanço no projeto de pavimentação da BR-242 em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta quarta-feira uma importante conquista para Mato Grosso.

É que a diretoria colegiada do Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, aprovou o traçado oficial da BR-242, que liga a BR-163 à BR-158.

A decisão representa um avanço significativo no processo de licenciamento ambiental, que deve ser concluído ainda este ano, liberando as ordens de serviço para o início da pavimentação.

Em publicação nas redes sociais, Fávaro comemorou a medida, destacando que, além da definição do traçado, o Dnit assumirá a federalização da rodovia e iniciará imediatamente a contratação de serviços de manutenção do trecho.

Fávaro lembrou que a medida vai garantir maior trafegabilidade e segurança à população do Araguaia mato-grossense.

O ministro disse ainda que com o apoio de prefeitos, vereadores e da superintendência, as obras estão saindo do papel.

A pavimentação da BR-242 é uma demanda antiga da região, considerada essencial para o escoamento da produção agropecuária e para a melhoria da mobilidade dos moradores.

Com a definição do traçado e a previsão de licenciamento ainda em 2025, a expectativa é que as obras comecem em breve, impulsionando o desenvolvimento econômico e a infraestrutura no estado.

O novo trecho vai ligar cidades do médio-norte e nordeste do Estado, como Sorriso, na BR-163, e Querência, na BR-158, passando por municípios como Nova Ubiratã, Gaúcha do Norte e Canarana, regiões com grande produção agrícola e pecuária.

Com a aprovação do traçado, o Dnit deve iniciar os procedimentos para a manutenção emergencial da rodovia, garantindo condições de tráfego enquanto os projetos de pavimentação são finalizados.

A conclusão do licenciamento ambiental será uma etapa decisiva para o início das obras de asfaltamento.