04 Ministro Carlos Fávaro volta ao Senado para votar contra a PEC da Blindagem.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio:
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que é filiado ao PSD, vai retomar temporariamente sua cadeira no Senado para votar contra a chamada PEC da Blindagem, aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados.
A proposta amplia o foro privilegiado e impede investigações ou prisões de parlamentares sem autorização prévia da Câmara ou Senado, por votação secreta.
Fávaro, que classificou a proposta como “vergonhosa”, afirmou que não se esconderá do debate e criticou duramente os deputados que aprovaram a medida.
Na avaliação dele, a Câmara perdeu a vergonha na cara com essa proposta, e lembrou que muitos parlamentares se diziam defensores da Ficha Limpa e do fim do foro privilegiado.
A volta do ministro ao Senado acontece mesmo com sua suplente, a senadora Margareth Buzetti, do PP, já tendo se posicionado contra a PEC da Blindagem.
O governo está articulando o retorno de ministros senadores para reforçar a rejeição à PEC no Senado, como também fará o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.
A votação deve ser pautada nesta quarta-feira na Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo senador Otto Alencar, do PSD da Bahia.
O Palácio do Planalto está preocupado com um texto alternativo costurado pelo senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, que tenta restringir o alcance da proposta apenas a crimes de opinião.
Entre os senadores de Mato Grosso, apenas Wellington Fagundes, do PL de Bolsonaro, é a favor da PEC da Blindagem. Fávaro e Jayme Campos, do União Brasil, são contra.