Ministro Carlos Fávaro recebe movimento Agroligadas e reforça diálogo com mulheres do agro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Pércio Campos / Mapa

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu nesta terça-feira, em Brasília, representantes do movimento Agroligadas, iniciativa criada em Mato Grosso por mulheres ligadas ao agronegócio.

O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e promover um diálogo direto entre as participantes, o ministro, e secretários da Pasta.

Durante o evento, Fávaro destacou a importância da escuta ativa e da participação feminina nas decisões estratégicas do setor.

O ministro reforçou que a meta é fortalecer a rede de lideranças femininas que contribui com ideias, propostas e soluções para a agropecuária brasileira.

Fávaro também ressaltou os avanços alcançados na abertura de mercados internacionais. Segundo o ministro, esse esforço já resultou na abertura de 488 novos mercados desde 2023, com a meta de alcançar 500 até dezembro deste ano.

Durante o encontro, Fávaro ainda convidou as participantes para a inauguração do novo escritório da ApexBrasil em Cuiabá, prevista para o dia 24 de novembro.

Ele explicou que a Apex é a principal parceira do ministério na promoção comercial e na abertura de mercados para o agro brasileiro. Além disso, o escritório será estratégico para ampliar a presença internacional dos produtos do Centro-Oeste.

A presidente do movimento, Geni Schenkel, destacou que a visita ao Ministério da Agricultura reforçou o papel do Agroligadas como ponte entre as mulheres do campo e o poder público.

Geni explicou que o movimento Agroligadas foi criado para mostrar a realidade das mulheres, desenvolver projetos e fortalecer o protagonismo feminino em todos os setores do agro e da agricultura familiar.

Ela ressaltou ainda que a ida a Brasília foi essencial para ampliar a compreensão sobre políticas públicas e formas de participação social.