Ministro Carlos Fávaro encerra visita ao Japão e comemora avanços na cooperação agropecuária

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ministério da Agricultura

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Encerrando sua visita ao Japão, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou nesta quarta-feira, do Fórum Econômico Brasil-Japão ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro japonês Shigeru Ishiba e de empresários dos dois países. 

Entre os acordos celebrados entre o Brasil e o Japão durante a missão, destaca-se a Carta de Intenções entre o Ministério da Agricultura e Pecuária e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, por parte do Brasil, e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão. 

O objetivo é estimular a cooperação na recuperação de pastagens e terras agrícolas degradadas no Brasil. 

De acordo com o presidente Lula foram assinados cerca de oito memorandos de entendimento com o governo japonês, focados em descarbonização e digitalização. 

Lula explicou que foram firmados instrumentos de cooperação entre entidades subnacionais, universidades, institutos de pesquisa e empresas. 

Na avaliação da comitiva brasileira, o fórum empresarial ampliou horizontes para a cooperação com o setor privado. Também ficou decidida a realização de encontros periódicos a cada dois anos, refletindo o grau de ambição do relacionamento Brasil-Japão. 

Para o ministro Fávaro, a modernização da agropecuária brasileira está intrinsecamente ligada à relação com o Japão. 

Ele ressaltou que a ascensão e a eficiência da agropecuária nacional têm raízes na parceria com o Japão. 

O ministro lembrou que há 50 anos, a colaboração entre a JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão, e a Embrapa impulsionou a pesquisa agropecuária, viabilizando projetos como o Prodecer e a ocupação dos cerrados, transformando solos antes de improdutivos. 

Na avaliação de Fávaro, essa parceria contribuiu para que o Brasil se consolidasse como um dos maiores fornecedores de alimentos do mundo. 

O Fórum Econômico Brasil-Japão é um encontro bilateral que reúne autoridades e representantes do setor privado para discutir oportunidades de cooperação econômica. 

Entre os temas de destaque estão comércio, investimentos, inovação tecnológica e transição energética. 

Com o encerramento da missão oficial, Brasil e Japão reafirmaram o compromisso de fortalecer suas relações e ampliar parcerias estratégicas para o futuro.