| Ministério Público vai fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher.mp3 |
Por Jurandir Antônio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
No período de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, acontece a mobilização nacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio do Centro de Apoio sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e Gênero Feminino, aderiu ao movimento.
Nos próximos dias, a instituição vai intensificar a divulgação dos canais de denúncias, orientações e informações sobre a atuação das Promotorias de Justiça no enfrentamento à violência contra a mulher.
Em 2019, o Ministério Público Estadual ofereceu cinco mil 585 denúncias relacionadas à violência doméstica contra a mulher. Este ano, até o dia 19 de novembro, já foram três mil 360 denúncias criminais.
Os números, segundo a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de combate a Violência Doméstica, promotora de Justiça Lais Glauce Antonio dos Santos, são preocupantes.
“São dados alarmantes que exigem do Poder Público a adoção de medidas que possam reverter esse quadro. No MP, o fomento à prevenção e repressão ao tráfico de drogas e crimes violentos, como homicídio, latrocínio e feminicídio, é um dos objetivos estratégicos estabelecidos no planejamento até 2023”, destacou a coordenadora.