Ministério da Educação oficializa criação do Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ascom Prefeitura/Anthony de Souza

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

Esta semana, o Ministério da Educação e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior publicaram a portaria que oficializa a criação do Campus Fora de Sede da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, em Lucas do Rio Verde.

O ato simboliza a concretização de um sonho da sociedade luverdense e da gestão municipal, que trabalhou de forma contínua para viabilizar a implantação do centro de formação, pesquisa, tecnologia e inovação no município.

Segundo o prefeito, Miguel Vaz, este foi o último ato formal para a implementação definitiva do campus no município.

O prefeito destacou ainda que é uma conquista que oferece aos jovens a oportunidade de cursar um Ensino Superior público e de qualidade em uma Universidade Federal sem precisarem sair da cidade.

De acordo com o documento oficial, o Campus Fora de Sede será implantado na Escola Municipal Olavo Bilac, disponibilizada pela Prefeitura.

Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras - Português e Inglês, escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região.

Já a secretária municipal de Educação, Elaine Lovatel, explicou que agora é aguardar os próximos procedimentos para que, em 2026, as aulas já possam acontecer no campus de Lucas.

Com a criação do Campus Fora de Sede, oficializada pelo MEC, Lucas do Rio Verde se firma como um novo polo de Educação Superior pública em Mato Grosso.

Mais do que um marco para a educação, a chegada da UFMT representa uma força transformadora para o município, impulsionando o desenvolvimento econômico e oferecendo aos luverdenses mais oportunidades de qualificação profissional.