Ministério da Educação autoriza Pronto Socorro de Várzea Grande a realizar Residência Médica

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O Ministério da Educação confirmou que o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande entra para o rol das unidades de saúde que vão realizar Residência Médica.

“Essa é uma grande notícia e demonstra que estamos no caminho certo e representa uma conquista em uma das áreas essenciais, que é a saúde pública”, comemorou o prefeito Kalil Baracat.

Prefeitura de VG
Foto: ​​​Prefeitura de Várzea Grande

A Residência Médica é uma das fases mais importantes para o profissional da saúde; durante esta etapa acontecem as principais vivências na área em que o médico vai se especializar.

A Residência é um período de grande dedicação ao desenvolvimento de competências profissionais no qual o médico destina 60 horas semanais à aprendizagem em serviço, totalizando, ao final de cada ano, duas mil 880 horas de formação.

Essa carga horária prioriza eminentemente a prática profissional: 288 a 576 horas dedicadas às atividades teóricas, e a carga horária restante é destinada às atividades práticas.

Atualmente no Brasil são apenas 809 instituições credenciadas pelo Ministério da Educação para oferecer vagas de Residência Médica em apenas 5% 253 cidades ofertam vagas e Várzea Grande passou a fazer parte deste seleto grupo.

“É simplesmente uma decisão fantástica”, comemorou o Dr. Glen Arruda, coordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.

Desde 2018, a Prefeitura realiza um trabalho para atingir este patamar, e, que necessita avançar ainda mais para se tornar um Hospital Escola que transformará médicos em especialistas.

O projeto iniciado em 2018, tem como eixo o ensino/serviço para melhorar a qualidade no atendimento e a eficiência nos resultados, pois foram três anos de muito esforço e dedicação para que o Pronto Socorro fosse autorizado pelo Ministério da Educação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.