| Ministério da Economia desmente Fake News e afirma que Mato Grosso recebeu R$ 5 bilhões em 2020. R$ 261 milhões para combater a Covid-19.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Ministério da Economia confirmou, em documento oficial, que o Governo de Mato Grosso não recebeu a quantia de 15 bilhões de reais, em repasses do Governo Federal no ano de 2020.
Segundo o governo estadual, essa noticia falsa teria sido compartilhada nas redes sociais.
De acordo com o Ministério, a quantia foi de pouco mais de cinco bilhões de reais, sendo que desse valor 261 milhões de reais foram exclusivos para o combate à pandemia.
Nesse valor também estão incluídos os repasses obrigatórios e as transferências voluntárias.
O valor é três vezes menor, que o divulgado em Fake News espalhada nas redes sociais.
Conforme o documento que foi emitido pela Secretaria do Tesouro Nacional, a pedido do senador Carlos Fávaro, em transferências obrigatórias, ou seja, aquelas em que estão previstas na constituição federal ou na legislação, o Governo de Mato Grosso recebeu a quantia de quatro bilhões 695 milhões.
Nesse valor estão incluídos os repasses para Educação, pelo Fundeb do Estado, o auxílio do FEX, além do auxílio aos estados com a perda da arrecadação, em decorrência da pandemia, entre outros repasses.
Em transferências discricionária, o valor recebido foi de 348 milhões de reais, sendo que desse valor 261 milhões foram destinados para as ações em saúde de combate à pandemia.
O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, afirmou que o documento confirma que é necessário parar com as fake News, com as mentiras. Segundo ele, muito tempo está sendo perdido para restabelecer verdades.