| 01 Mendes e Marina criam grupo de trabalho para definir futuro do Parque de Chapada.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Reunidos nesta terça-feira, em Brasília, o governador Mauro Mendes e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acertaram a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de viabilizar investimentos do Governo de Mato Grosso no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.
De acordo com Mendes, serão realizadas outras reuniões visando construir um consenso para permitir que o Governo do Estado de Mato Grosso faça os investimentos no parque, que além de garantir a preservação ambiental, vai melhorar a condição de visitação para os turistas.
O governador explicou que o objetivo do Governo é investir 200 milhões de reais no parque nos próximos quatro anos e evitar que o local seja concessionado para a iniciativa privada.
Com uma possível concessão, a empresa vencedora poderia cobrar até 100 reais de entrada, por pessoa, valor considerado "absurdo" pelo governador.
Se o ministério autorizar os investimentos, o Governo do Estado prevê várias melhorias, como a estruturação do Centro Geodésico, o acesso à Cidade de Pedra com implantação de mirante e segurança no Morro de São Jerônimo.
O projeto prevê ainda a implantação de uma passarela de vidro no Portão do Inferno, um elevador e acesso ao Véu de Noiva, e a sinalização de trilhas, entre outras ações.
Já a ministra Marina Silva afirmou que a criação de um grupo de trabalho é um passo importante para encontrar o melhor caminho para a cooperação entre Governo Federal e Governo do Estado.