MEC confirma estudos para criação da Universidade Federal do Nortão de MT, em Sinop

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet 
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O MEC, Ministério da Educação, está realizando os estudos para a implementação da UFN, Universidade Federal do Nortão de Mato Grosso, em Sinop.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, pelo secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Souza, em reunião com a bancada federal e representantes do município.

A criação da terceira universidade federal em Mato Grosso é um pedido do senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, que no ano passado apresentou um Projeto de Lei que trata do tema.

De acordo com Souza, o MEC tem realizado estudos para analisar as necessidades para a criação da nova universidade.

Um deles prevê que seriam necessários 300 novos cargos, 70 deles de técnicos administrativos, um investimento de mais de oito milhões de reais por ano.

Atualmente, os estudos estão na fase qualitativa para que a previsão de recursos esteja na LOA, Lei Orçamentária Anual, de 2022.

O secretário ressaltou a importância do apoio da bancada federal para o avanço da implantação do campus, o que ocorre no caso da UFNMT.

“Tendo o apoio da bancada não vejo dificuldades por parte do MEC, mas precisamos de dois avais, um do Palácio do Planalto e outro do Ministério da Economia”, explicou Vilas Boas.

Fávaro destacou que há um compromisso do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do DEM de Minas Gerais, em colocar em pauta o mais breve possível o projeto de lei que assegura a criação da nova universidade. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.