Mcom libera a instalação do sinal 5G em 15 municípios de Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio: 

 

A partir desta segunda-feira, 15 municípios do estado de Mato Grosso vão receber liberação para a instalação da infraestrutura 5G.

A decisão foi anunciada pelo Ministério das Comunicações e beneficia um total de 19 cidades na região Centro-Oeste.

Em todo Brasil a medida já beneficiou aproximadamente 172 milhões de pessoas, que moram em três mil e 79 municípios que estão aptos a implantar a infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou o compromisso da pasta em disponibilizar o serviço com qualidade para toda a sociedade.

Ele ressaltou que o ministério tem cobrado das operadoras de telefonia celular para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal.

Com a decisão, as operadoras agora podem solicitar a implantação do serviço nas localidades do centro-oeste contempladas.

Mato Grosso lidera as liberações, com 15 municípios, seguido por Mato Grosso do Sul e Goiás, cada um com dois municípios beneficiados.

Entre as 15 cidades contempladas em Mato Grosso, estão: Barra do Garças, Campo Verde, Dom Aquino, Nova Mutum, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Poxoréu e Comodoro.

Serão contempladas ainda com o sinal 5G os municípios mato-grossenses de Lambari D’Oeste, Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Antônio do Leste, Vale de São Domingos e Vera.

É importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025.

A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades dependerá do planejamento e interesse de cada prestadora.