| Mauro Mendes defende reformas e diz que a sociedade precisa ser ouvida.mp3 |
Vinícius Antônio
O governador Mauro Mendes defendeu a necessidade das reformas previdenciária e tributária para o país, durante o Encontro Municipalista realizado pela AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, nesta segunda-feira. Contudo, na avaliação dele, é preciso que a sociedade seja ouvida, para mitigar os impactos das mudanças.
Mendes disse que é muito importante que o Brasil tenha coragem de fazer revisões em alguns dos seus marcos jurídicos, que ao longo dos anos sempre foram muito criticados pela nossa população.
O chefe do poder executivo mato-grossense comentou ainda sobre a extinção de municípios, prevista em um dos projetos apresentados pelo Governo Federal. Ele disse que o tema é bastante polêmico e que deve ser bem analisado para não se causar danos irreversíveis para o Brasil.
O governador ressaltou aos prefeitos presentes na reunião a necessidade do diálogo entre os Estados, municípios e Congresso Nacional, para que uma reforma tributária, que eventualmente venha a ser construída e aprovada, contemple a todos e que seja ouvida a voz do cidadão.
O governo deverá contar com o apoio da Bancada Federal com relação ao projeto que prevê modificação na cobrança do ICMS e que poderá prejudicar diretamente o Estado. Ele ressaltou que, caso esse projeto seja aprovado, haverá a necessidade da criação de um fundo de compensação.