Mato Grosso vai receber R$ 108 milhões do Governo Lula para reforçar o SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Gov

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso vai receber quase 109 milhões de reais do Novo PAC Seleções 2, anunciado recentemente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O investimento faz parte de um pacote nacional de seis bilhões de reais destinado a fortalecer o SUS, Sistema Único de Saúde, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso, os recursos serão aplicados na construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde, na entrega de 192 combos de equipamentos para estruturar as unidades já existentes e na instalação de 200 kits para a realização de teleconsultas.

Além disso, Mato Grosso contará com 10 unidades odontológicas móveis.

O município de Sinop também receberá uma policlínica regional, voltada para atendimentos especializados, uma das principais apostas do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir as filas de espera por exames, consultas e cirurgias no SUS.

Três novos Caps, Centros de Atenção Psicossocial, também estão previstos para o estado, com foco no atendimento em saúde mental.

Outro reforço será para o SAMU, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Serão entregues 22 ambulâncias a municípios mato-grossenses, 15 para ampliar a frota e sete para substituição de veículos antigos.

Com a nova fase do PAC, o governo federal pretende ampliar a capacidade de atendimento em todo o país.