Mato Grosso vai participar do teste de urnas eletrônicas com biometria.mp3 |
Foto da manchete: reprodução da internet
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Mato Grosso é um dos estados contemplados para a realização do teste de integridade das urnas eletrônicas das Eleições 2022 com uso de biometria.
Após votar, no dia dois de outubro, primeiro turno, o eleitor vai ser convidado a participar do teste, que ocorre no mesmo momento da auditoria da votação eletrônica.
Duas das 20 urnas eletrônicas que vão ser auditadas vão passar pelo teste com biometria.
Este ano, a auditoria vai ser realizada das sete da manhã ao meio-dia, na Faculdade de Tecnologia do SENAI-MT.
No local, também funcionam seções eleitorais, nas quais os eleitores serão convidados a participar do teste de integridade com biometria.
A participação é facultativa. Caso aceite, o eleitor vai passar por um novo processo de votação com identificação biométrica, no entanto, ao contrário do voto dado em sua seção eleitoral, que é válido, esse novo voto não vai ser contabilizado, pois o procedimento é apenas uma simulação para fins de análise de comportamento do equipamento.
Este ano, vão ser testadas seiscentas e quarenta e uma urnas em todo o Brasil. No projeto-piloto com biometria, o eleitor vai liberar a urna com sua biometria.