Mato Grosso vai ganhar mais mil câmeras para garantir mais segurança a população

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por: Jurandir Antonio

Voz: Eneas Jacobina

 

Até 2022, o Ciosp, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, deverá receber mais mil câmeras de videomonitoramento.

O incremento tecnológico denominado Projeto Águia faz parte do pacote de obras do programa Mais MT, do Governo de Mato Grosso.

Para o aporte estrutural, que vai beneficiar a Secretaria de Estado de Segurança Pública e outras pastas, serão investidos 108 milhões de reais na instalação de câmeras de monitoramento em Mato Grosso. A ampliação corresponde a um aumento de mais de 340%.

O projeto visa a instalação de câmeras OCR, com leitores ópticos de caracteres, nas vias públicas em todo o Estado, com foco na repressão a ações criminosas como tráfico de drogas, roubo e furto de veículos, dentre outros.

As imagens capturadas pelas câmeras serão recebidas no Ciosp. Em caso de o veículo ter alguma queixa criminal, o alarme será acionado e os operadores vão informar as forças policiais mais próximas para fazer a abordagem.

“Nós já temos mapeados todos os pontos onde faremos este monitoramento e o objetivo é fazer um cercamento virtual no Estado e permitir que as imagens sejam compartilhadas com outras pastas”, explicou o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

Dentre as secretarias de Estado e órgãos que vão receber o compartilhamento das imagens está a de Fazenda, Meio Ambiente, Detran e Indea, entre outros.

 As ações de comando e controle das câmeras estão dentro da Secretaria de Segurança Pública, por meio da adjunta de Integração Operacional, que é também a unidade responsável por deflagrar as operações integradas em todo o estado.

A Secretaria de Segurança Pública opera atualmente com 283 câmeras, sendo 155 de videomonitoramento e 128 OCR.

Os aparelhos estão instalados em pontos estratégicos de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e em rodovias estaduais.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.