Mato Grosso tem 180 mil pessoas desempregadas e mais de 30 mil desalentados

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução da internet - Correio Brasiliense 

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

A taxa de desemprego em Mato Grosso foi de 9,9% no primeiro trimestre de 2021, considerada estável em relação ao trimestre anterior, e com aumento de 1,4% na comparação com o mesmo período de 2020.

No quarto trimestre do ano passado, a taxa havia sido de 10,3%.

Os dados são da PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua divulgada nesta quinta-feira, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mato Grosso tem a 4ª menor taxa no país, atrás de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Segundo a PNAD Contínua, o número de pessoas ocupadas em Mato Grosso está estimado em um milhão 629 mil, considerado estável estatisticamente tanto em relação ao trimestre anterior, quanto ao mesmo período do ano passado.

O número de desempregados também ficou estável em relação aos dois períodos anteriores e está em 180 mil pessoas no 1º trimestre de 2021.

Por grupamento de atividades, o número de trabalhadores nos serviços domésticos cresceu em relação ao trimestre passado, com alta de 21,4%, passando de 97 mil para 118 mil pessoas.

Outro grupamento com variação é o de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que tinha uma estimativa de 281 mil pessoas empregadas no setor no 4º trimestre de 2020 e passou a ter 244 mil no 1º trimestre de 2021.

O total de desalentados, aquelas pessoas que desistiram de procurar trabalho no período pesquisado, por acharem que não encontrariam, foi estimado em 31 mil pessoas e se mostrou estável tanto em relação ao trimestre anterior, quanto ao 1º trimestre do ano passado. 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.