Mato Grosso supera São Paulo e assume a liderança nacional na exportação de carne bovina.mp3 |
A exportação de carne bovina atingiu os melhores índices para o mês de fevereiro com uma receita superior a 87 milhões de dólares provenientes do embarque de mais de 23 mil toneladas em 2019.
Este é o melhor resultado desde 2014 e coloca Mato Grosso na liderança das exportações brasileiras de carne, superando São Paulo.
Ano passado, em fevereiro, o estado exportou o equivalente a 76 milhões de dólares.
Os resultados também foram melhores no acumulado do ano.
Nos dois primeiros meses de 2019, Mato Grosso registrou alta de 4,7% na receita da exportação de carne, que passou de 168 milhões de dólares para 176 milhões.
A quantidade de carne exportada aumentou 21% com relação a janeiro e fevereiro de 2018, passando de 38 mil para 47 mil toneladas.
O presidente do IMAC, Instituto Mato-Grossense da Carne, Guilherme Nolasco, explica que os números mostram que o estado aumentou as vendas, mas para mercados que pagam menos ou que compram cortes de menor valor agregado e por isso o crescimento das exportações é mais significativo em relação ao volume de vendas do que de dinheiro movimentado.
“O mercado asiático e o Oriente Médio possuem cada vez maior representação nas exportações mato-grossenses. São clientes que compram grandes volumes da carne de Mato Grosso, ” explica Nolasco