Mato Grosso registrou aumento de 30,34% nas denúncias de violência contra a mulher

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

Mato Grosso registrou aumento de 30,34% no número de denúncias de violência contra a mulher na Central de Atendimento à Mulher.

A informação é do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, e mostra que 735 denúncias foram registradas em 2022, e pulou para 958 casos no ano de 2023.

De acordo com os dados, a maior parte dos denunciados é composta por companheiros das vítimas, com 17%, e ex-companheiros 13%.

Os dados também indicam que a maioria dos casos de agressão, ou seja, 73,86%, ainda acontece na casa da vítima e de familiares.

Essa dinâmica pode envolver diversos fatores, como controle, poder desigual nas relações e questões de domínio.

O levantamento mostra ainda que, nacionalmente, entre os principais tipos de denúncias estão, por ordem decrescente, a violência psicológica, seguida pela violência física, violência patrimonial, violência sexual, cárcere privado, violência moral e tráfico de pessoas.

Com o objetivo de ampliar, cada vez mais, o acesso da população, principalmente das mulheres, ao Ligue 180, em abril de 2023 o Ministério das Mulheres lançou um WhatsApp número (6199610-0180.

Todas as ligações para o Ligue 180 são gratuitas, anônimas e recebem um número de protocolo que permite acompanhar o andamento da denúncia.