| Mato Grosso recebe 34 mil doses da CoronaVac e 37 mil da Pfizer nesta sexta-feira.mp3 |
Foto da manchete: Christiano Antonucci
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Ministério da Saúde vai entregar 34 mil doses da CoronaVac para completar esquema vacinal em cidadãos de Mato Grosso.
Além da vacina desenvolvida no Brasil pelo Instituto Butantan, também vão ser encaminhadas para o estado 37 mil quatrocentas e 40 doses do imunizante da Pfizer.
As novas remessas chegam na manhã desta sexta-feira, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. A Coronavac vem depois de uma solicitação feita pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Comissão Intergestores Bipartite.
Entre as razões para a solicitação de mais doses da CoronaVac, está a recomendação do Governo Federal quanto ao uso das remessas enviadas anteriormente e a possível falha estratégica dos municípios durante a operacionalização da vacinação, com a utilização de segundas doses como primeiras doses.
As doses do imunizante vão ser destinadas à segunda aplicação para conclusão do esquema vacinal dos grupos de trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.
Já as doses da Pfizer serão direcionadas às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, gestantes ou mulheres que tiveram filhos a poucos dias com comorbidades, aos trabalhadores do Ensino Básico e trabalhadores das Forças de Segurança, Salvamento e Armada.
Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já a completa imunização da Pfizer, deve acontecer no período de três meses.
Mato Grosso já recebeu um milhão quinhentas e uma mil duzentas e 30 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.