Mato Grosso realizou três transplantes de rim pelo SUS em duas semanas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

 

Em menos de 15 dias, após a retomada do serviço de transplante de rim, Mato Grosso realizou na última quinta-feira, cinco de novembro, o terceiro procedimento via Secretaria de Estado de Saúde e Central Estadual de Transplantes.

 

Depois do pico da pandemia pela Covid-19, o primeiro transplante ocorreu no dia 24 de outubro e o segundo no dia 29 de outubro. 

 

O serviço estava paralisado desde março devido à situação de pandemia, mas depois da diminuição dos casos e seguindo protocolos rígidos de prevenção à doença, o trabalho pôde ser retomado. 

 

Contente com a reativação do transplante, o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, espera que muitas vidas sejam beneficiadas.

 

“As nossas equipes técnicas estão absolutamente empenhadas. Esperamos que muitas outras vidas sejam beneficiadas por meio deste serviço ofertado pelo SUS”, destacou Figueiredo.

 

O procedimento ocorreu no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, que atua como unidade credenciada pelo SUS, Sistema Único de Saúde, para esse tipo de cirurgia no Estado.

 

Ofertado por meio da Central Nacional de Transplantes, o rim foi disponibilizado de outro Estado e, graças à conscientização da família do doador, possibilitará mais qualidade de vida a um paciente de Cuiabá, que estava no sistema como apto para o transplante.

 

De acordo com a equipe médica, o procedimento de transplante durou cerca de cinco horas e o paciente segue em recuperação e adaptação.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.