Mato Grosso realiza 1,4 mil cirurgias pelo Programa Nacional de Redução das Filas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

Ministério da Saúde alcançou avanços significativos na redução das filas de espera no SUS em todo o país. Mato Grosso realizou 1.413 cirurgias por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, entre março e outubro do ano passado. Para este ano, a pasta já disponibilizou mais de 20 milhões para continuidade do programa em Mato Grosso.

No Centro-Oeste foram realizados 167 mil 424 procedimentos cirúrgicos, entre março e outubro. A taxa de expansão em Mato Grosso foi de 41%.

Os procedimentos mais realizados foram cirurgia de catarata, retirada da vesícula biliar, do útero, cirurgia de hérnia e remoção das hemorroidas. O Ministério da Saúde também expandiu, em 2023, a lista de ofertas com a inclusão de procedimentos de alta complexidade como, por exemplo, cirurgias cardíacas, oncológicas e ortopédicas.

Para este ano, o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas terá o orçamento dobrado, de acordo com a Portaria publicada em dezembro último.