| 02 Mato Grosso está entre os estados com mais domicílios com acesso à internet.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Mato Grosso alcançou o terceiro maior percentual de domicílios com acesso à internet no Brasil, segundo dados da PNAD Contínua, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, divulgada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Com 95,7% dos lares conectados em 2024, o estado fica atrás apenas do Distrito Federal e Santa Catarina.
O dado evidencia a rápida expansão da conectividade no estado, consolidando o acesso à internet como uma realidade presente na maior parte dos domicílios mato-grossenses.
A abrangência é fundamental para garantir a inclusão digital, o acesso a serviços públicos e privados e a participação na economia digital.
No que diz respeito à frequência diária do uso diário da internet, Mato Grosso lidera o ranking, considerando a população com mais de 10 anos de idade.
Segundo a pesquisa, 97,1% dessas pessoas acessam a internet todos os dias, percentual que supera todos os outros estados brasileiros.
Essa alta frequência de uso indica que a internet já está inserida na rotina dos moradores, seja para comunicação, trabalho, entretenimento ou acesso à informação.
Entre as principais atividades estão chamadas de voz e vídeo, com 94%, e consumo de vídeos, séries e filmes, com quase 90%.
Entre 2023 e 2024, Mato Grosso apresentou o maior aumento percentual no país na disponibilidade de rede móvel entre os domicílios, com crescimento de 2,6 pontos percentuais, alcançando 91,6% dos lares com acesso a telefonia móvel.