Mato Grosso é o único estado a escolher senador em 2020

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os eleitores dos mais de 5,5 mil municípios do país devem escolher neste mês de novembro o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores da própria cidade. Porém, para os eleitores de 141 municípios, o pleito será diferente.

No dia 15 de novembro, a população do estado de Mato Grosso precisará escolher também um senador. Isso porque a ex-senadora pelo estado, Selma Arruda, do Podemos, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Ela foi condenada por caixa 2, que é o recebimento ilegal de recursos durante a campanha. Em abril deste ano, a Mesa diretora do Senado confirmou a cassação.

A ex-juíza do Mato Grosso foi responsável por colocar na cadeia um ex-governador do estado e um ex-presidente da Assembleia Legislativa. As decisões de Selma Arruda no Judiciário lhe deram fama, e ela acabou eleita pelo PSL em 2018 em primeiro lugar, com mais 678 mil votos ou 24% dos votos válidos.

A eleição suplementar para a vaga de Selma Arruda estava marcada para abril, mas foi adiada para novembro por conta da pandemia do novo coronavírus. Ao todo, 11 candidatos disputam os 6 anos que faltam para terminar o mandato iniciado em 2019. Atualmente, a vaga de Selma Arruda é ocupada pelo senador Carlos Fávaro, do PSD, que ficou em terceiro colocado para o Senado na última eleição.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.