| Mato Grosso é o estado brasileiro em que menos é adotado o isolamento social contra a Covid-19.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso é o estado brasileiro onde o distanciamento social é menos adotado pela população.
O ranking de classificação é da Inloco, que mede a adesão da população a medida fundamental para redução do contágio da Covid-19. Nesta quarta-feira, o índice do distanciamento chegou em 28,7% e o número de óbitos no Estado passou de sete mil e 95.
O secretário-adjunto de Vigilância Sanitária, Juliano Melo, afirmou que a comunidade científica é enfática ao afirmar que o isolamento social é comprovadamente uma das medidas mais eficazes para reduzir o contágio da Covid-19.
Ele saliente que ao contrário do que é recomendado a população está nas ruas e promovendo aglomerações, e o que mais é preciso é que todos pratiquem o isolamento social e cumpram as medidas de biossegurança.
Juliano disse que com o distanciamento o número de internados e, consequentemente, o número de pessoas que podem vir a morrer por complicações da Covid-19, vai ser reduzido.
Ele encerrou dizendo que essa prática foi confirmada em países como Portugal e também em regiões do Brasil que conseguiram obter o controle da doença e reduzir os índices negativos.
O Estado é o único do país que está com índice de isolamento social abaixo dos 30%. Nas primeiras colocações estão o Acre, Pará e Ceará.