Mato Grosso é o 5º estado que mais investiu em saúde em 2019, segundo CFM

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O Estado de Mato Grosso aparece em 5º lugar no ranking nacional de investimentos na saúde pública divulgado pelo Conselho Federal de Medicina, que considera a atuação da União, dos Estados e Municípios.

A colocação se deve ao fato de Mato Grosso ter priorizado investimentos em saúde por habitante no ano de 2019, na ordem de três reais e 75 centavos por dia e por pessoa, o que equivale a mil 370 reais e 68 centavos per capita total por ano.

No período analisado pelo Conselho, o Governo do Estado também investiu mais do que a União, cujo valor médio repassado foi na ordem de 378 reais e 60 centavos per capita, enquanto a fonte de recursos estaduais chegou ao valor médio per capita de 448 reais e 58 centavos por ano.

O levantamento analisou os dados disponíveis no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento, administrado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, no primeiro ano da atual gestão, foi possível notar que os investimentos na área da Saúde foram reais e palpáveis.

Ele afirma que o governo modernizou grande parte das estruturas existentes e iniciou outros diversos projetos de ampliação, reforma e reestruturação.

Gilberto disse acreditar que, com muito investimento, a Saúde funciona da forma como deve e o cidadão conta com um serviço de qualidade.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.