Mato Grosso e Mato Grosso do Sul traçam política conjunta para impulsionar a suinocultura

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio

Uma comitiva de Mato Grosso esteve recentemente em Campo Grande, para uma visita a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da missão foi conhecer cases de sucesso com foco na suinocultura de Mato Grosso do Sul, foram detalhados para lideranças do agronegócio e representantes de instituições públicas e privadas.

Na ocasião, foram debatidas políticas públicas de incentivo fiscal voltadas às cadeias produtivas do agro, com foco especial na suinocultura, bem como, os programas PDAgro, Proape e Leitão Vida, além dos programas que concedem premiações e abatimentos de ICMS por cadeia produtiva, com repasse via frigoríficos, como crédito fiscal ou em dinheiro.

No encontro, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi representada pelo líder do governo e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Dilmar Dal Bosco.

O diálogo reforçou a integração entre os dois estados que compartilham realidades produtivas semelhantes e o interesse em construir políticas que fortaleçam a economia regional.

O principal tema discutido foi o projeto Leitão Vida, um programa de incentivo e apoio à suinocultura, que propõe medidas fiscais, estruturais e estratégicas para estimular o crescimento e a industrialização da carne suína nos dois estados.

O projeto busca promover competitividade, sustentabilidade e equilíbrio entre as cadeias produtivas, ampliando a geração de emprego e renda no campo.

Além disso, o programa pretende atrair novos investimentos, consolidando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul como referências nacionais na produção de proteína animal.

O parlamentar destacou a importância da união entre os dois estados e a criação de políticas de longo prazo.

Dal Bosco destacou que Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, são estados irmãos que tem um desenvolvimento muito forte na pecuária, na suinocultura, na avicultura, no desenvolvimento e também, da floresta plantada, quer dizer, na industrialização.

Dilmar explicou ainda que as discussões avaliaram também a cadeia de produção, incentivo ao produtor da avicultura, da pecuária e da suinocultura, com um modelo diferente de Mato Grosso.

No encerramento da reunião, foi criado um grupo técnico de trabalho que vai reunir representantes dos dois estados e das entidades participantes.

A meta é alinhar estratégias, ajustar pontos fiscais e definir ações conjuntas para a implantação de projetos, consolidando a suinocultura como uma das mais promissoras atividades do agronegócio brasileiro e um símbolo da integração produtiva entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.