Mato Grosso e Mato Grosso do Sul selam parceria para combater incêndios no pantanal

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio 

 

A Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul vão desenvolver um plano integrado para combater incêndios florestais no Pantanal.

O bioma é uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta e está dividido entre os dois territórios, com 65% de sua área no estado vizinho.

Um acordo de cooperação técnica vai estabelecer ações conjuntas, entre elas critérios para o uso do fogo no Pantanal e estratégias de monitoramento e resgate de animais silvestres.

As medidas foram discutidas em uma reunião realizada no início do mês, em Campo Grande, entre a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti; o secretário da Pasta de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e o secretário adjunto Executivo da Sema, Alex Marega.

O modelo do Hospital Veterinário Ayta, Centro de Reabilitação de Animais do Governo de Mato Grosso do Sul, deve ser o mesmo implantado em Mato Grosso pela Sema.

A ideia, segundo Mauren, é adotar e desenvolver aqui no estado as melhores práticas do estado vizinho. O Hospital é referência no país em cuidados com a fauna.