Mato Grosso e China firmam parceria que assegura investimentos na ZPE de Cáceres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Assessoria/Sedec

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O Governo de Mato Grosso firmou nesta quinta-feira, um acordo com a China para intercâmbio e a cooperação entre Zonas de Livre Comércio entre os dois países.

O memorando que consolida a parceria foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, e a diretora do Gabinete de Relações Exteriores da Província de Hainan da República Popular da China, Dai Zhen. 

O documento vai permitir que empresas chinesas invistam na ZPE de Cáceres.

O acordo é resultado da missão liderada pelo governador Mauro Mendes em novembro deste ano na China e na Índia.

Em uma das agendas, Mendes se reuniu com o governador da Província de Hainan, Liu Xiaomin, e iniciaram as conversas sobre intercâmbio e a operação entre as partes.

Entre os pontos do acordo está a concordância do Governo de Mato Grosso e da Província de Hainan em fortalecer a cooperação em redes aéreas, logística de armazenamento e outras áreas.

Segundo o secretário adjunto de Indústria, Minas e Energia, Paulo Leite, informou que a ZPE está 100% pronta e resta aguardar o alfandegamento, que é de responsabilidade do Governo Federal.

Após esse processo, será possível receber os investimentos das empresas.

Na ocasião, a diretora do Gabinete de Relações Exteriores da Província de Hainan, Dai Zhen, convidou o secretário César Miranda a retornar à China no período de 26 a 29 março de 2024 para participar de uma conferência no Fórum Global para o desenvolvimento de portos de livre comércio.