Mato Grosso cria mais de 32 mil vagas de emprego com carteira assinada

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Mato Grosso gerou saldo positivo de 32 mil 275 vagas com carteira assinada, sendo o setor de Serviços o carro-chefe com a geração de 13 mil 993 empregos de janeiro a maio de 2025.

Na sequência está a Construção Civil, com mais de oito mil, Indústria três mil 881, Comércio, com três mil 158 e agropecuária com três mil 131 contratações.

Entre os serviços, as oportunidades foram puxadas por atividades em escritórios, serviços para edifícios, educação e saúde.

Já na Construção Civil, as obras de infraestrutura se destacaram: só este segmento contratou mais de quatro mil trabalhadores no período.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, as obras estruturantes do Governo do Estado com a construção de rodovias, pontes, orlas, hospitais, reforma de escolas têm papel importante na geração de empregos.

Dentro do setor de Serviços, o Turismo também apresentou saldo positivo com a geração de duas mil e 400 novas vagas de emprego de janeiro a maio deste ano, um desempenho 5% melhor em relação ao mesmo período de 2024.

O segmento de transporte terrestre liderou o crescimento, apresentando um saldo positivo de mil 160 empregados, seguido por alojamento e alimentação, que abriu 785 novos postos de trabalho com carteira assinada.

Das 32 mil 275 novas vagas abertas em Mato Grosso neste ano, a maioria foi ocupada por jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo.

Foram 19 mil 273 empregos para homens e 13 mil e 48 vagas para mulheres.