| 02 Maria Izabel é o prato preferido dos cuiabanos, seguido por ventrecha de pacu.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Declarada como prato típico de Mato Grosso pela lei estadual em 2011, a Maria Izabel liderou uma pesquisa do Instituto Tracking, realizada com exclusividade para o site Hipernotícias.
De acordo com a pesquisa, 26,3% dos entrevistados escolheram a carne seca com arroz como o prato favorito.
A ventrecha de pacu veio logo em seguida com 17,3% de preferência, seguida por mojica de pintado com 14,2% e farofa de banana com 10,8%.
A Maria Izabel é conhecida com carne com arroz. Sua história se confunde com a colonização do Estado de Mato Grosso, no século 18.
O prato tornou-se típico da região da Baixada Cuiabana e Pantanal devido à grande produção de gado e à prática da secagem da carne para sua conservação.
Existe, nesse caso, um “parentesco” longínquo entre o Arroz Carreteiro e a Maria Izabel.
Porém, enquanto o primeiro é originário de São Paulo é bastante utilizado na famosa “queima do alho” por peões na Festa de Barretos, a Maria Izabel é uma receita regionalizada.
Os outros pratos que apareceram na pesquisa foram: galinhada, arroz com pequi, pacu assado, paçoca de pilão, feijoada, bolo de arroz, carne seca com mandioca e carne com banana verde.
Ao todo foram realizadas 600 entrevistas entre 31 e 1º de abril, o intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais.