03 Mais de três mil estudantes mato-grossenses vão participar da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Energisa MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
Primeiro estado a receber a Blitz da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025, no início de agosto, Mato Grosso segue com ações para incentivar alunos e professores a participarem do evento.
Ao todo, já são 57 escolas inscritas e cerca de três mil e 500 alunos confirmados na disputa.
A Olimpíada reúne estudantes de todo o país e visa o uso consciente e sustentável da energia elétrica e engajar a sociedade e comunidade escolar na busca de um futuro mais eficiente e responsável.
Segundo a professora Geyciane Santos, da Escola Hélio Palma de Arruda, foram inscritas turmas do 8º ano e eles estão muito empolgados com essa chance de saber mais sobre sustentabilidade elétrica.
Durante a blitz, os alunos recebem informações sobre a iniciativa com atividades interativas e dinâmicas com foco na importância do uso eficiente da energia elétrica no dia a dia.
Até agora, cinco escolas da capital já receberam a ação.
De acordo com o analista de eficiência energética da Energisa Mato Grosso, Alex Fabiano Souza, as mobilizações têm sido um sucesso, com muita interação dos alunos e professores, além de despertar o interesse de todos em conscientizar sobre o uso da energia de forma sustentável.
Esta semana vão participar da mobilização para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética alunos das escolas estaduais Agenor Ferreira Leão e Francisco Alexandre Ferreira Mendes, ambas de Cuiabá.
Participam ainda as escolas municipais Manoel Corrêa Arruda e Tenente Abilio da Silva Moraes, as duas em Várzea Grande.
Estudantes e professores do 8º e 9º anos podem se inscrever até 30 de setembro no site oficial onee.org.br.
A participação é gratuita e inclui premiações para os alunos vencedores, além de um curso de formação para docentes.