| Mais de R$ 13 milhões vão ser investidos em 390 projetos culturais.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Contemplando todas as áreas, segmentos e linguagens, o edital MT Nascentes é o maior dos cinco recém-lançados pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
Um investimento 13 milhões e 75 mil reais que vai propiciar a realização de 390 projetos artísticos e culturais em Mato Grosso.
A seleção pública é uma das ações emergenciais previstas na Lei Aldir Blanc e tem o objetivo de fomentar propostas de criação e desenvolvimento de produtos, ações formativas, serviços e eventos culturais, manutenção de grupos e coletivos, dentre outras ações.
Os valores para a realização de cada projeto variam de 25 mil a 150 mil.
Artes cênicas e visuais, literatura, música, artesanato, patrimônio histórico, infância e culturas de matrizes africanas, urbanas e LGBTIA+ estarão acolhidas no edital, que contará ainda com ações formativas, implantação e revitalização de bibliotecas comunitárias, além de produções audiovisuais.
A maior parte das oportunidades prevê demanda livre, ou seja, não será especificado formato definido de execução. Nesses casos, serão aceitas quaisquer propostas que tenham relação direta com a manifestação artística referenciada na categoria disputada.
Podem se inscrever pessoas físicas e jurídicas com ou sem fins lucrativos.
Um mesmo proponente poderá propor projetos em todas as categorias, no entanto poderá ter, no máximo, até três projetos aprovados, considerando inclusive os demais editais estaduais da Lei Aldir Blanc.
Além disso, a mesma proposta não poderá ser inscrita em mais de um edital.