Mais de 52 mil estudantes mato-grossenses já podem renegociar dívidas com o FIES

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os estudantes ou formados que tenham dívidas com o FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, vão poder renegociar seus débitos em condições especiais nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

São mais de um milhão e 200 mil inadimplentes em todo país que podem ser beneficiados com as condições facilitadas e os descontos de até 99% do valor consolidado da dívida.

Em Mato Grosso, 52 mil e 77 pessoas podem quitar suas dívidas com o Fies com até 99% de desconto.

Esses estudantes estão em atraso com o pagamento do empréstimo, mas poderão quitar o financiamento, sem juros, com desconto no valor principal, as negociações começaram nesta terça-feira.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, mais de um milhão de pessoas poderão ser beneficiadas com a medida e 54 bilhões de reais renegociados.

Santana avalia que a lei criou condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies celebrados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023.

O ministro da Educação afirmou ainda que, mesmo quem está com as contas em dia com o Fies terá algumas vantagens para pagamento da dívida principal.