| 06 Mais de 3 milhões de passageiros passaram pelos principais aeroportos de MT em 2023.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Várzea Grande
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio
Em 2023, os aeroportos dos municípios mato-grossenses de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta e o Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, contabilizaram cerca de três milhões e 300 mil passageiros.
Já a movimentação de aeronaves nesses quatro aeroportos registrou aumento de 4%, foram mais de 50 mil pousos e decolagens durante todo ano passado.
O Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, registrou um novo recorde de movimentação.
Foram 344 mil pessoas embarcando ou desembarcando, aumento de 11% em relação ao ano anterior.
No Aeroporto Maestro Marinho Franco de Rondonópolis, mais de 51 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no local, aumento de 20% em relação ao ano anterior. Mais de 560 aeronaves pousaram e decolaram do aeroporto.
Por outro lado, o Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias, em Alta Floresta, encerrou 2023 com queda de 5% na movimentação de passageiros, quase 52 mil pessoas embarcaram ou desembarcaram no terminal, e diminuição de 8% na movimentação de aeronaves, foram 564 pousos e decolagens no ano.
Já no Aeroporto Marechal Rondon, na região metropolitana de Cuiabá, quase três milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram no maior aeroporto do Estado.
Em todo país, o ano de 2023 contabilizou 112 milhões de passageiros em voos domésticos ou internacionais, o que representa um aumento de 15,3% em relação a 2022.