Mais de 185 mil testes para detectar o Coronavírus são distribuídos entre os municípios de MT

Áudio

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A Secretaria Estadual de Saúde distribui 185 mil e 300 testes de detecção da Covid-19 aos 141 municípios de Mato Grosso.

A ação tem o objetivo de manter o alto índice de testagem no Estado, que é o segundo que mais realiza testes por 100 mil habitantes conforme ranking feito pela Universidade Federal de Viçosa.

A distribuição faz parte do pacote de ações do Governo de Mato Grosso, lançado em março, para intensificar o combate ao coronavírus.

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, essa é uma ação que vai subsidiar a testagem nos municípios e intensificar a detecção da Covid-19.

Para ele, é essencial detectar a doença precocemente, já que desta forma é possível oferecer o acompanhamento médico desde a fase inicial e evitar a contaminação de mais pessoas por meio do isolamento do paciente com coronavírus.

O quantitativo de testes rápidos por pesquisa de antígeno que cada município vai receber depende do cálculo que considera o critério populacional e o Índice de Desenvolvimento Humano local.

Recentemente, o Estado de Mato Grosso adquiriu 500 mil testes rápidos por pesquisa de antígeno. A compra anterior foi de 250 mil testes. As unidades serão utilizadas pelos municípios e pelos hospitais ou unidades estaduais.

Para o enfrentamento da pandemia, a SES já adquiriu o total de 70 mil testes RT-PCR.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.