| Mais de 115 mil eleitores não vão votar no segundo turno em Cuiabá.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
No domingo, 29 de novembro, os eleitores de Cuiabá voltam às urnas para o segundo turno do pleito municipal, que escolherá o prefeito da capital.
No entanto, a Justiça Eleitoral de Mato Grosso reforça que os eleitores de Cuiabá que não fizeram a biometria estão impedidos de votar.
Pelo levantamento do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, 115 mil e 500 eleitores de Cuiabá estão com os títulos cancelados por causa da ausência da revisão com coleta biométrica.
O eleitor em situação regular, mesmo não tendo comparecido ao primeiro turno, poderá votar no domingo. A exemplo do registrado no dia 15 de novembro, 378 mil eleitores estão aptos a votar na capital.
Na opinião do diretor geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues, a grande maioria dos eleitores já sabe se pode ou não votar, se está ou não em situação regular, porém, a orientação é sempre instalar o aplicativo e-Título no smartphone para ter acesso às informações e serviços importantes da Justiça Eleitoral.
A taxa de abstenção no primeiro turno foi de 22,01%, número considerado próximo ao registrado nas eleições anteriores. No primeiro turno, 294 mil 861 eleitores de Cuiabá compareceram às urnas.
Além do aplicativo e-Título, o eleitor pode conferir a situação eleitoral telo 0800-647-8191, ou acessar o site do TRE Mato Grosso.