Mais de 100 pessoas morreram vítimas de afogamentos em Mato Grosso no ano passado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

De janeiro a dezembro de 2023, um total de 125 pessoas morreram vítimas de afogamentos em Mato Grosso, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso.

O número foi 38.89% maior que em 2022, ano em que 90 mortes foram registradas no mesmo período.

No ano passado, foram realizados mais de oito mil e 500 atendimentos de Proteção, Busca e Salvamento no Estado.

Além disso, de janeiro a dezembro, 166 ocorrências de afogamentos em rios, cachoeiras ou piscinas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

O mês de setembro de 2023 registrou o maior número de casos de afogamentos, com 33 casos atendidos pelas equipes de socorro.

Em seguida, o mês de julho, com 22, e, em terceiro lugar, os meses de outubro e novembro, ambos com 15 ocorrências registradas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a principal dica para prevenir afogamentos, é conhecer o local onde se pretende banhar, evitar brincadeiras perigosas e bebidas alcoólicas em locais com água.

Já os cuidados com as crianças devem ser redobrados e eles jamais devem estar nas proximidades das águas sem a companhia de um adulto.

Os afogamentos infantis podem acontecer até mesmo em locais com pequenas quantidades de água, como em baldes ou banheiras e, por isso, a importância de cuidados.