| 05 Mais da metade dos veículos de carga fiscalizados na BR-163364 apresentou problema nos freios.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Mais da metade dos veículos de carga fiscalizados na BR-163/364, em Mato Grosso, apresentou algum tipo de problema no sistema de freios.
Nesse caso, os caminhões foram impedidos pela PRF, Polícia Rodoviária Federal, de seguir viagem até a solução do problema.
Os dados são referentes ao primeiro semestre de 2024, quando a operação ‘Pare pela Vida’ abordou mil e 700 carretas e caminhões em 47 ações realizadas na região de Rondonópolis e no trecho que antecede a Serra de São Vicente.
Destes, 901 tiveram que passar por um mecânico ainda no pátio.
O programa ‘Pare pela Vida’ é realizado pela PRF e Nova Rota do Oeste com foco na conscientização dos motoristas sobre a importância dos freios para a segurança viária e lembrar sobre os riscos de trafegar com veículos sem manutenção.
A parte mecânica é avaliada por um profissional especializado cedido pela Nova Rota do Oeste, que faz a vistoria e aponta à PRF a situação. Existindo algum problema, a Polícia adota as medidas necessárias.
A PRF cita que dependendo do caso, o motorista é autuado e segue viagem. Porém, se identificado problemas mecânicos que colocam em risco a segurança da rodovia, o veículo é recolhido e liberado somente após o conserto.