| 06 Mais 15 escolas da Rede Estadual de ensino aprovam conversão para gestão cívico-militar.mp3 |
Foto da manchete: Moa Nogueira | Seduc-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso agora passa a contar com 223 escolas com gestão cívico-militar.
O aumento no número de unidades considera a aprovação em mais 15 escolas estaduais, que passaram por consulta entre os dias 13 e 16 de abril.
As unidades escolares ficam em 15 municípios do Estado.
Com isso, o número de escolas cívico-militares no Estado já supera a meta definida pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Seduc, Secretaria de Estado de Educação, que previa 200 unidades até o fim de 2026.
Antes da votação da última semana, Mato Grosso já contava com 208 escolas nesse modelo.
A mudança dos modelos de gestão é realizada após votação realizada nas próprias escolas, com participação de servidores, estudantes e familiares, envolvendo um processo de escuta que reúne opiniões e manifestações sobre a proposta de conversão.
De acordo com a Seduc, a adesão ao modelo cívico-militar não altera o currículo escolar nem interfere na proposta pedagógica das unidades.
A condução pedagógica permanece sob responsabilidade dos diretores, coordenadores e professores da Rede Estadual.
Já as atividades administrativas e de apoio à disciplina passam a contar com a atuação de militares da reserva, responsáveis por ações como organização do ambiente escolar, controle de acesso, promoção de atividades cívicas e reforço de valores como disciplina e hierarquia.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima