Lula recebe lideranças indígenas e promete visitar o Xingu e Raoni este ano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Ricardo Stuckert PR

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, esta semana, lideranças indígenas do Xingu em uma reunião no Palácio da Alvorada.

Durante o encontro, foram discutidas pautas como segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas indígenas.

Lula também se comprometeu a visitar o território ainda este ano.

Entre os participantes estavam os caciques da etnia Yawalapiti, Tapi, Anuiá e Lappa, coordenadores do Pontão de Culturas Indígenas, além de Juliano George Basso, coordenador da Aldeia Multiétnica.

O projeto Pontão tem como objetivo mapear, certificar e fortalecer iniciativas culturais indígenas em todo o Brasil.

Localizado em Mato Grosso, o Território Indígena do Xingu abriga 16 etnias, entre elas:  Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu e Naruvotu.

Lula destacou a importância da preservação desse patrimônio cultural e ambiental.

O presidente explicou que conversou com as lideranças indígenas sobre temas de interesse do território, como a segurança alimentar dos povos indígenas e a crise climática. Lula destacou que o Xingu tem uma riqueza cultural e socioambiental que todos devemos proteger.

Na visita, Lula também pretende encontrar o cacique Raoni, liderança histórica do povo Kayapó e referência internacional na luta pelos direitos indígenas.