| 09 Lula indica Jorge Messias, da AGU, para vaga de Barroso no STF.mp3 |
Priscilla Mazenotti - Repórter da Radio Nacional
Edição: Sheily Noleto / Eliane Gonçalves
Foto: José Cruz/Agência Brasil© José Cruz/Agência Brasil
O presidente Lula indicou o Advogado-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deve ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso, que se aposentou em outubro.
Jorge Messias tem 45 anos, é evangélico e já ocupou os cargos na Casa Civil, no Ministério da Educação e na Procuradoria do Banco Central. É funcionário de carreira da Advocacia Geral da União, onde entrou em 2007 na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Está à frente da AGU desde 2023, terceiro mandato do presidente Lula, de quem participou também do governo de transição.
Indicação feita, agora é trabalhar para ter o nome aprovado pelo Senado. Pelas redes sociais, Jorge Messias informou que vai trabalhar para demonstrar que atende aos requisitos constitucionais necessários para o cargo.
Ele precisa passar por sabatina e votação na Comissão de Constituição e Justiça e no Plenário. Em votação fechada. Para ter o aval da Casa é preciso, pelo menos, a aprovação de 41 dos 81 senadores. O presidente Lula precisará também indicar o substituto de Messias na AGU. Ao contrário das vagas ao Supremo, para a Advocacia Geral da União, não é necessária a sabatina. O cargo é de livre nomeação do presidente da República.