Lúdio critica falta de planejamento em obras do BRT e secretário promete conclusão em 2026

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Cami Barros

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

Em audiência pública nesta segunda-feira, o deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, criticou a falta de planejamento nas obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande, o que tem gerado transtornos para a população no trânsito da região metropolitana. 

Na ocasião, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, afirmou que o modal será concluído até o final de 2026, o prazo será monitorado pelo deputado.

Para Lúdio, os problemas que acontecem na execução da obra do BRT são um sinal de falta de planejamento. Segundo o deputado, a obra não é nem mais uma novela, e sim, uma série com várias temporadas, e com todos os prazos estourados.

Esta foi a segunda audiência de convocação do secretário realizada por Lúdio neste ano.

A primeira foi em março, em meio à rescisão do contrato entre Sinfra e Consórcio Construtor BRT Cuiabá. 

O deputado indicou que deverá continuar monitorando a obra e realizando novas convocações, de acordo com o andamento do projeto. 

O secretário assegurou que as estações no trecho entre Várzea Grande e Cuiabá ficam prontas até o final de junho de 2026, o que permitiria o início das operações no corredor exclusivo de ônibus. O detalhe, segundo ele, é que não existe previsão para a compra dos veículos.

Marcelo Oliveira disse ainda que o trecho do BRT na Avenida Fernando Corrêa da Costa deverá ter sua licitação lançada em até 45 dias.