Lúdio apoia mobilização de indígenas e defende indicação de coordenador para o DSEI Cuiabá́

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria dep. Lúdio

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

O deputado estadual Lúdio Cabral, do PT, se reuniu com indígenas de 10 etnias atendidas pelo DSEI, Distrito Sanitário Especial Indígena Cuiabá, e manifestou apoio à indicação do novo coordenador da unidade solicitada pelo grupo. 

Lúdio destacou que os povos indígenas devem ter autonomia para definir as políticas públicas de saúde em seus territórios.

O parlamentar afirmou que assim como o governo do presidente Lula, o seu mandato tem compromisso com a autonomia dos povos indígenas.

O parlamentar destacou que a indicação de Osmar Rodrigues, do povo Boe-Bororo, para coordenador do DSEI Cuiabá foi homologada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena e pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, entidades que representam oficialmente as etnias.

Lúdio ressaltou que recebeu os documentos indicando o Osmar como coordenador do DSEI Cuiabá, e reafirmou seu entendimento de que os povos indígenas merecem assumir a condução das políticas públicas para a sua população. 

O deputado lembrou que a indicação do coordenador é o resultado de um esforço coletivo, que precisa ser reconhecido.

A nomeação do novo coordenador do DSEI Cuiabá precisa ser realizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Sesai, Secretaria de Saúde Indígena. 

Lúdio se comprometeu a encaminhar a indicação dos indígenas por meio de ofício.

Além das lideranças das 10 etnias que são atendidas pelo DSEI Cuiabá́, a reunião contou com a presença da presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas, Eliane Xunakalo, e do presidente do
 Conselho Distrital de Saúde Indígena, Vanildo Ariabo Quezo.